Estudantes do CEMIL visitam Núcleo Tocantinense de Arqueologia

25/10/2017 - Geórgia Milhomem/Governo do Tocantins

Os estudantes do Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros, Professora Margarida Lemos (CEMIL) visitaram o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) em Porto Nacional. Os 22 alunos fazem parte de um projeto de monitoria escolar e foram contemplados com a viagem. Na oportunidade os estudantes também conheceram a 5ª Cia de Bombeiros.

Os estudantes foram acompanhados pelo diretor da escola, Major Nilton Rodrigues, do 2º tenente, Pedro Alcântara e o professor Alison Mendes. Os estudantes assistiram a uma palestra sobre Pré-história e Arqueologia e participaram ainda de uma visita guiada à sala de exposição permanente do núcleo, onde puderam conhecer artefatos usados pelos primeiros habitantes do Tocantins.

Curso preparatório

Para fazer parte do projeto os alunos fizeram um curso com duração de três meses e receberam aulas de psicologia, relações interpessoais e passaram por avaliações teóricas.  Hoje os alunos colaboram com bom andamento da rotina da escola, como a recepção dos demais estudantes, conferência de presentes e ausentes, entre outras tarefas.

“O estudo da história humana por meio da visualização e manuseio dos vestígios arqueológicos e paleontológicos proporciona ao aluno a oportunidade de entender de forma clara as teorias estudas em sala de aula e nos livros didáticos. E ainda coloca o estudante de frente com a história de um passado próximo ou distante, solidifica o conhecimento e aguça a curiosidade do aluno”, destacou o diretor.