Bombeiros realizam operação limpa quartel para eliminar focos do aedes

24/11/2017 - Geórgia Milhomem/Governo do Tocantins

Os bombeiros realizaram na manhã desta sexta-feira, 24, uma operação para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti vetor na transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus. A primeira fase foi realizada nas imediações do Quartel do Comando Geral da instituição. Também participaram da ação, servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

“O objetivo principal é sensibilizar e mobilizar todos os Bombeiros Militares na prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti, durante todo o ano, e ficou definido a última sexta-feira de cada mês como o ‘dia da faxina’, na qual todos os militares deverão se empenhar no intuito de eliminar qualquer foco do mosquito” destacou o coordenador da sala estadual de combate ao Aedes, major dos bombeiros Marcelo Marinho.

A ação faz parte do projeto de formação de brigadas que teve início esta semana. E capacitou bombeiros, técnicos da Sesau e Defesa Civil Estadual, para serem formadores de outras brigadas em vários municípios do Tocantins.

Esses profissionais irão combater o vetor e ainda propor ações a fim de reduzir e/ou erradicar a transmissão dos agravos de saúde à população.

Como evitar criadouros

• Manter as calhas sempre limpas;
  • Jogar no lixo objetos sem utilização que possam acumular água;
  • Jamais deixar pneus expostos ao tempo, evitando desta forma o acúmulo de água dentro deles;
  • Cobrir as piscinas quando não estiver em uso, limpar periodicamente, utilizando, preferencialmente cloro;
  • Esvaziar baldes, latas e garrafas e não se esquecer de guardá-los com o gargalo para baixo, preferencialmente em local coberto;
  • Manter as vasilhas de alimentação dos animais domésticos sempre limpas, trocando a água diariamente;
  • Encher de areia as bordas dos vasilhames das plantas;
  • Não deixar água acumulada sobre as lajes.