Bombeiros têm artigos divulgados por revista nacional

13/12/2017 - Nara Moura - Governo do Tocantins

Dois artigos científicos escritos por 3 bombeiros militares e um funcionário civil que presta serviços ao Corpo de Bombeiros do Tocantins foram publicados pela Revista Flammae do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Os artigos foram divulgados na Edição Especial do XVII Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom) realizado em João Pessoa, na Paraíba, e publicados na Edição Extra - 2017 da Flammae.

Em O Teste de Aptidão Física no Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins: uma análise histórico-evolutiva os bombeiros Cléber José Borges Sobrinho, Greyciane Alves de Sant’ana Diniz e Rodrigo José Santana - profissional de educação física, abordam o Teste de Aptidão Física (TAF) dentro da corporação tocantinense. “O artigo faz um levantamento de toda a história do TAF do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, desde o primeiro momento que ele iniciou quando buscou dentro da Polícia Militar os interessados em exercerem as atividades de bombeiros. É a história da nossa corporação” disse major Cleber Sobrinho.

“A publicação científica de bombeiro nos traz maior segurança nas nossas atividades, maior agilidade, melhor tempo resposta e, principalmente, conhecimentos específicos aplicáveis que nós vemos nas frentes militares e acaba tornando o nosso bombeiro militar um melhor profissional. Hoje, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins é uma corporação nacionalmente respeitada diante do Teste de Aptidão Física que aqui executamos” complementou major Cleber que também é diretor de ensino da corporação tocantinense.

Já o artigo Perspectivas Curriculares e Princípios Andragógicos na Formação Profissional de Bombeiros Militares, também escrito pelo major Cléber Sobrinho e a bombeira Olívia Coêlho Bastos Borges Sobrinho, trata da formação do bombeiro militar. “Se eu formo bombeiros com princípios básicos eles refletem na atividade do bombeiro militar durante toda a sua carreira, por isso que a formação é extremamente importante. Se eu formo o bombeiro bem, quando eu vou qualificá-lo e especializá-lo será um trabalho mais direcionado e focado. É uma honra e um reconhecimento da qualidade do que foi escrito”, disse satisfeita a sargento Olívia Borges, acrescentando que a andragogia trata da formação de adultos levando em consideração o respeito aos conhecimentos que ele possui, aproveitando o conhecimento da prática de vida que ele já tem.

Revista Flammae

A revista é uma publicação que visa a divulgação técnico científica do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, com a finalidade de expor pesquisas e estudos relevantes e preferencialmente inéditos, com concentração nas temáticas: Tecnologia de Combate a Incêndios, Busca e Resgate, Atendimento Pré-hospitalar, Gestão de Riscos e Emergências, Defesa Civil, Gestão da Segurança Contra Incêndio, Educação Corporativa, Comportamento de Estruturas em Situações de Incêndio e Segurança Pública. Possui 03 (três) seções: Artigos Técnicos Científicos, Resenhas e Atas de Eventos.

Os Artigos Técnico Científicos destinam-se a divulgação de pesquisas e estudos, preferencialmente inéditos, sendo franqueado a submissão de artigos, que abordem uma das áreas temáticas da revista e estejam de acordo com as normas para publicação. Além disso, a Flammae tem o International Standard Serial Number (ISSN) - Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas.