Bombeiros integram Forças de Segurança e apresentam balanço da Operação Paz Social

04/12/2017 - Mariele França e Wherbert Araújo/Governo do Tocantins

As Forças de Segurança estaduais e Municipais apresentaram na manhã desta segunda-feira, 4, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, os resultados da Operação Paz Social. Além da Polícia Militar, a operação reuniu integrantes da Polícia Civil; do Corpo de Bombeiros Militar; da Secretaria de Segurança Pública de Palmas, por meio da Guarda Metropolitana e da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade; da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, contando com o apoio do Grupo Energisa de Palmas.

Com o objetivo de inibir as práticas delituosas como tráfico de entorpecentes, prostituição infantil, porte de arma de fogo, perturbação do sossego alheio, dentre outros crimes, a operação esteve presente nos bares da cidade. As atividades iniciaram na sexta-feira, 1º de dezembro, e terminaram na madrugada de domingo, 3, abordando 20 bares. A operação contou com um efetivo de 80 pessoas entre policiais civis e militares, guardas metropolitanos, agentes de trânsito e técnicos de vigilância sanitária e postura. Outra ação realizada simultaneamente à operação foi a vistoria de possíveis furtos de energia naqueles estabelecimentos visitados.

A Polícia Militar abordou 66 veículos e 108 pessoas, nos bares e em suas proximidades. A Polícia Civil registrou nove flagrantes, sendo quatro por poluição sonora, quatro por embriaguez ao volante e um por venda de bebida alcoólica para adolescente. Também foi realizada a apreensão de material entorpecente que estava com um adolescente.

O Corpo de Bombeiros registrou 12 notificações, sendo quatro autuados por diversas irregularidades, dentre elas problemas com extintores. Já a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, apresentaram 11 notificações, sendo que seis bares foram interditados. "Nós iremos continuar com esse trabalho, principalmente agora, com a chegada das festas de fim de ano, vamos intensificar as fiscalizações", destacou o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Peterson Ornelas.

Trânsito

Foram realizadas duas blitze e várias abordagens aleatórias nas proximidades dos bares fiscalizados. 81 veículos foram abordados, sendo 54 carros e 27 motos, resultando em três carros e três removidos; 60 testes de etilômetro tiveram resultado negativo, outros quatro tiveram resultado positivo e nove condutores se recusaram a fazer o teste, resultando em cinco motoristas conduzidos para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.