Clínica Ícaro Samuel fará cirurgia de correção de orelha em estudantes do Colégio do Esportivo do Corpo de Bombeiros

31/08/2017 - Geórgia Milhomem e Aurielly Painkow

O projeto de voluntariado Orelha Feliz, da Clínica Ícaro Samuel, realizará cirurgias de correção em 12 estudantes do Centro Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros (Cemil). O lançamento ocorre nesta sexta-feira, 1º de setembro, às 18h30 no Cemil e contará com a presença de pais de alunos, dentre eles, o primeiro estudante que fará a cirurgia.

A proposta é que as crianças que apresentam histórico de bullying social ou problemas de comportamento relacionados a orelhas proeminentes no ambiente escolar, possam ter uma vida escolar mais igualitária. “Embora a cirurgia ainda seja classificada como estética, entendemos que a otoplastia é uma cirurgia social, devido ao impacto positivo que causa na vida das pessoas que necessitam desta correção, principalmente de crianças em vida escolar”, destacou o cirurgião plástico Ícaro Samuel.

O projeto é uma parceria da Clínica Ícaro Samuel com o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. As cirurgias serão realizadas ao longo de um ano, sendo uma por mês. Os estudantes selecionados também contarão com apoio psicológico e orientação.

“O Corpo de Bombeiros entende a importância desse trabalho social e se sente imensamente feliz em poder fazer parte desse projeto, por isso colocamos o nosso departamento de saúde, que conta com psicólogo, assistente social e enfermeiro, para serem facilitadores”, ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas.

Para se candidatar à cirurgia, os estudantes devem ter idade entre 5 a 14 anos e ser de família que tenha renda de até três salários mínimos. A criança selecionada será atendida na Clínica Ícaro Samuel de forma gratuita, com consulta e procedimento previamente agendados.