Música para Alma

O projeto foi implantado no ano de 2006, quando a Capelania dos bombeiros inovou, com um trabalho que utiliza terapias alternativas, no Hospital Geral de Palmas (HGP).  É o projeto “Música para Alma”, desenvolvido por uma equipe formada por católicos, evangélicos e bombeiros da Coordenação da Saúde.

Com a aprovação dos pacientes internados no HGP, a equipe leva mensagens de otimismo e saúde, acompanhadas de músicas executadas por membros dos Bombeiros e da banda da Polícia Militar. Segundo o pastor e major Josselindo Marcos Cordeiro Sobral, esse trabalho, que tem base na música, nasceu da necessidade de se desenvolver uma atividade que ultrapassasse os muros do quartel e alcançasse a população.

“O projeto Música para a Alma foi implantado em 2006, quando sentimos a necessidade de desenvolver uma atividade que não fosse meramente operacional. Desde então, uma vez por semana visitamos pacientes do Hospital Geral de Palmas, levando um pouco de alegria e fé aos internos”, explicou o major.

“Nós chegamos para as visitas e encontramos, muitas vezes, pessoas sofridas pela doença. Quando saímos, algumas apresentam melhora, chegando muitas vezes a dispensar o uso de remédios como analgésicos. Isso nos dá muita satisfação”. Cordeiro acrescentou que, nas visitas, os internos escolhem o que querem escutar. “Eles pedem forró, MPB, música gospel, todos os ritmos. E a gente atende! O importante é que se sintam felizes e mais dispostos com a nossa presença para enfrentarem o tratamento e alcançarem a cura de seus males”, concluiu.