Comandante-Geral

CORONEL DODSLEY YURI TENÓRIO VARGAS

Nascido em 25 de dezembro de 1970, na cidade de Anápolis, Estado do Goiás, filho de Valdemar Tenório Luz e Maria de Almeida Vargas Tenório, casado com a Srª. Mildreid Soares Tenório.

Incorporou as fileiras do Corpo de Bombeiros Militar em 1º de janeiro de 1991, como Aluno a Oficial (Cadete), na Academia Bombeiro Militar do Distrito Federal (ABMDF) e foi declarado à Aspirante-a-Oficial Bombeiro Militar em 10 de dezembro de 1993. Foi o primeiro Oficial com formação especifica em Bombeiro Militar do Estado.

Possui os seguintes cursos de carreira: Curso de Formação de Oficiais (CFO); Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e Curso Superior de Bombeiro Militar (CSBM). Também é possuidor do curso de Perícia de Incêndio e Explosões, curso de Instrutor Nacional de Defesa Civil - United States Agency Development (USAID); ICS 100/200 - Inside Comand System United States Coast Guard; e Graduação em Engenharia de Segurança e Proteção contra Incêndio – Universidade Estadual do Ceará (UEC).

O Coronel Yuri, nestes quase 24 anos, foi designado para inúmeras funções no Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) dentre elas:

• Chefe da Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Palmas-TO;
• Subcomandante da 1ª Companhia Independente de Bombeiros Militar;
• Subcomandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar;
• Diretor de Ensino do CBMTO;
• Coordenador-Adjunto da Defesa Civil; e
• Chefe do Estado-Maior do CBMTO.