História do CBMTO

O Corpo de Bombeiros mais novo do Brasil iniciou suas atividades como Companhia Independente de Bombeiros - 1ª CIBM, criada por meio do decreto 6676/92, de 14 de dezembro de 1992. Com uma estrutura pequena, ligada organicamente à Policia Militar do Estado do Tocantins, a atuação dos profissionais concentrava-se nas áreas de combate a incêndios urbanos e salvamento.

Com o objetivo de atender um maior número de municípios, as três primeiras unidades foram instaladas em cidades estratégicas: Araguaína, para dar assistência à região Norte; Gurupi, para as cidades da região Sul; e Palmas, para a região Central. A sede dos Bombeiros funcionava junto ao Comando Geral da Polícia Militar, na Capital, localizado no antigo prédio da Assembléia Legislativa do Estado.

A formatura da primeira turma de soldados bombeiros do Tocantins ocorreu em 14 de Janeiro de 1994, com 49 formandos. Na época, a 1ª CIBM possuía um efetivo de apenas 62 homens, dispondo de um número reduzido de graduados e apenas dois oficiais. O então major Elias José da Silva ocupava o posto de primeiro comandante do Corpo de Bombeiros do Tocantins.

Em 1994, a convite da Prefeitura Municipal de Palmas, o Corpo de Bombeiros iniciou o serviço de salvamento aquático. A unidade contava somente com um barco de cinco metros, com motor de 25 hp, e não possuía qualquer tipo de equipamento autônomo para mergulho. Em 1996, foram adquiridas 13 canoas com motores de popa, o que possibilitou atender várias cidades turísticas na temporada de praias, especialmente no mês de julho. Também foram adquiridos oito conjuntos de equipamentos de mergulho autônomo para o desempenho das atividades de busca de cadáveres e bens submersos em meio aquático.

Com o crescimento do número de edificações na Capital, em 1995, foi criada a Seção Técnica, responsável pela análise de projetos e vistorias de edificações. O trabalho realizado por esta Seção do Corpo de Bombeiros atende às necessidades dos códigos de postura municipais, que obrigam que todos os estabelecimentos comerciais, industriais, além de edificações residenciais acima de 750 metros quadrados disponham de mecanismos de segurança e proteção contra incêndio e pânico. O serviço estende-se aos demais municípios do Estado.

No ano de 1996, o Corpo de Bombeiros passou a atuar no aeroporto de Palmas, por meio de uma unidade altamente capacitada, a Seção Contra Incêndios - SCI.

Com a implantação do Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal - Proarco, em 1998, o Corpo de Bombeiros do Tocantins passou a atuar na formação de brigadistas, além de realizar o trabalho de combate a incêndios em áreas rurais e de preservação ambiental.

Em outubro de 2000, após um vendaval que destruiu parte da estrutura física do Quartel do Comando Geral da PMTO, a sede da 1ª CIBM foi transferida provisoriamente para algumas salas disponibilizadas nas instalações do então aeroporto de Palmas. Em outubro de 2001, com a inauguração do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, as instalações passaram a abrigar definitivamente a sede do Corpo de Bombeiros da Capital.

Neste mesmo ano, com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, foram adquiridos os primeiros veículos do Corpo de Bombeiros do Tocantins: três caminhões Auto Bomba Tanque - ABT, três furgões para resgates e três para salvamentos, sendo distribuídos em proporções iguais para cada uma das unidades.

No ano de 2004, a 1ª Companhia Independente de Bombeiros foi transformada em 1º Batalhão de Bombeiros Militar - 1°BBM, por meio do Decreto Lei Nº 2013, quando também foi criado o quadro específico de Bombeiros Militares, dando oportunidade aos seus componentes de concorrerem a promoções em seus respectivos quadros. O 1º BBM foi instalado no ano seguinte pelo o Comandante Geral da PMTO, juntamente com suas respectivas companhias, sendo 1ª CIA no antigo aeroporto de Palmas, 2ª CIA, em Taquaralto, 3ª CIA na cidade de Araguaína (que abrange a região Norte) e 4ª CIA, na cidade de Gurupi, região Sul do Estado.

Em 27 de Setembro de 2005, por meio da Emenda Constitucional Nº 15, foi criado o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, a partir do desmembramento da Polícia Militar. A passagem de comando ocorreu no dia 20 abril de 2006, quando o coronel Sirivaldo Sales de Lima assumiu como primeiro comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.