Corpo de Bombeiros participa de Seminário de Aleitamento Materno

10/10/2018 - Nara Moura/Governo do Tocantins

Para celebrar o Agosto Dourado, mês alusivo à promoção e incentivo à amamentação como fator contribuinte para o desenvolvimento da criança e o seu papel importante na redução da mortalidade infantil no estado do Tocantins, foi realizado, na última sexta-feira, 24, em Palmas, o Seminário Estadual de Aleitamento Materno Tocantins 2018. O evento aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, das 8h às 17h30, e contou com a palestra “O papel do Bombeiro Amigo do Peito” ministrada pela coordenadora e subcomandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), capitã Márcia Marra de Oliveira Santos.

Durante a sua explanação, capitã Marra destacou a importância da doação feita pelas mães para abastecer o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) e citou também portaria (Portaria nº 013 de 11 de maio de 2018) do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) que regula o regime especial de trabalho para bombeiras militares em período de amamentação.

Além do CBMTO, o seminário contou com a participação profissionais de saúde que atuam nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e que desenvolvem ações de promoção, proteção ao aleitamento materno como técnicos de enfermagem, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, médicos, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionista entre outros.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da área da Gerencia de Ciclo de Vida e do Comitê Estadual de Aleitamento Materno e trouxe a consultora eventual do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), Elsa Regina Justo Giugliane que palestrou sobre “Impactos do aleitamento materno (últimas evidências científicas).

Bombeiro Amigo do Peito

Somadas as doações realizadas dentro do próprio Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), em Palmas, desde que foi implantado, em 2003, o projeto Bombeiro Amigo do Peito, já contou, até agosto de 2018, com a ajuda de 16.484 mães doadoras que juntas doaram 17.534 litros de leite e realizados 283.222 atendimentos. Até o ano passado (2017), 11.679 bebês foram beneficiados e feitas 37.596 visitas domiciliares.

A mãe que quiser doar o seu leite materno pode ligar no 0800 646 8283 ou também no número de emergência do Corpo de Bombeiros, o 193.