Notícias

Aluna do Cemil ganha destaque em Paralimpíadas Escolares 2018

23/11/2018 - Nara Moura/Governo do Tocantins 

Sâmyla Vitória Pereira Silva, aluna do Centro Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros, Professora Margarida Lemos (Cemil), localizado em Palmas, foi destaque durante as competições de natação das Paralimpíadas Escolares 2018 que acontecem em São Paulo (SP). A aluna de apenas 13 anos conquistou três medalhas de prata nos 50m costas, 50m peito e 50m crawl (nado livre).

De acordo com o professor George Lino, treinador de natação do Cemil, Sâmyla vem de uma realidade muito dura, pois perdeu os pais, ainda, quando criança e foi criada pelos tios.  “A competição foi uma forma de superar todos os seus medos e desafios. Hoje, ela se torna uma atleta com reconhecimento nacional”, comemorou o professor.

Também segundo o professor, a aluna não sabia nadar e começou a treinar, somente em 2017. “Fui passando as técnicas e a cada dia ela me surpreendia mais porque, à medida que passava uma técnica nova, ela se esforçava e aprendia muito rápido. Com seis meses, ela já sabia a maiorias das técnicas ensinadas. Ela tem facilidade de aprendizado, por isso conquistou três medalhas de prata na competição”, assegurou.

Sâmyla também comemorou as medalhas e sonha com o ouro.  “Estar aqui já é uma conquista, mas eu sonhava com essa medalha há muito tempo. Vou me empenhar mais para tentar o ouro nas outras provas”.

A aluna encerra a sua participação na competição, hoje, às 14h30, na modalidade Aquatlhon.

Paralimpíadas 2018

A edição 2018 das Paralimpíadas Escolares teve início na última segunda-feira, 19, e segue até este sábado, 24 de novembro, em São Paulo (SP), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

Ao, todo, são 11 modalidades em disputa: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado. Participam atletas de 12 a 18 anos de todos os estados e o Distrito Federal.