Alunos do Curso Especial de habilitação de Sargentos participam de aula inaugural

26/02/2018 - Geórgia Milhomem/Governo do Tocantins

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) promoveu nesta segunda-feira, 26,  a aula inaugural da Turma do Curso Especial de Habilitação de Sargentos. O evento aconteceu nesta tarde no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Tocantins (CRECI-TO).

A aula inaugural abre as atividades práticas do curso que teve início no dia 23 de janeiro com módulo de educação a distancia (Ead). A turma foi dividida em dois pelotões e é composta por 60 bombeiros militares. Participam sargentos com nove anos de efetivo serviço e a aprovação no curso é prerrogativa para ascensão na carreira militar.

O palestrante, major Erisvaldo Alves, comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros e palestrante, destacou a importância da graduação dentro da atividade. “O sargento é aquele que dá a 'liga' para o trabalho, é necessário que esse profissional tenha como princípios a disciplina, bom caráter e seja sempre pró-ativo”, enfatizou.

“Esse ano estamos buscando vários mecanismos para a capacitar os bombeiros, inclusive parcerias para formação no exterior. O objetivo é levar um serviço cada vez melhor a sociedade”, salientou O Comandante Geral dos Bombeiros, Coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas, que também se fez presente no evento.

Habilitação de Sargentos

O Curso tem como objetivo capacitar os sargentos para o exercício de comando de guarnições operacionais, desenvolvimento de frentes administrativas e aprofundamento em conhecimentos específicos de bombeiros. Ao todo serão 330 horas aula e a formatura está prevista para o dia 19 de abril.

“Realizamos um planejamento que focou nas exigências para a formação profissional e caráter. A metodologia educacional será a andragogia, voltada para a formação aprendizagem do adulto e a valorização dos saberes experienciais”, destacou o diretor de ensino e pesquisa do CBMTO.