Notícias

Defesa Civil realiza capacitação para enfrentamento a desastres naturais

01/03/2018 - Geórgia Milhomem/Governo do Tocantins

O fechamento do ciclo de palestras das atividades de Capacitação na Gestão em Proteção e Defesa Civil aconteceu na tarde desta quinta-feira, 01. Promovido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, (Cedec-TO) a capacitação reuniu cerca de 30 bombeiros militares de todas as regiões do Estado. O treinamento teve como principal objetivo promover a conscientização em ações relacionadas à minimização de desastres, enchentes, alagamentos, seca, entre outros.

Entre os temas abordados na capacitação estiveram atuação em casos de desastres, avaliação de dados humanos, materiais ou ambientais, prejuízos econômicos públicos e de particulares, descrição de ações e atividades em casos de desastres, previsão de prejuízos em valores reais, avaliação da situação; casos de decreto de emergência, Formulário de Informações de Desastres (FIDE) dentre outros. O curso foi ministrado pelo secretario executivo da Cedec, major Diógenes Madeira.

“Capacitados sobre os meios de articulação, de esforços os agentes de defesa civil, podem atuar com objetivo de estabilizar uma situação crítica, proteger vidas, além de propriedades e o meio ambiente”, destacou Ornelas.