Mais uma turma de bombeiros recebe habilitação para conduzir e tripular embarcações públicas

15/02/2019 - José Domingos Alves Filho - TC /Corpo de Bombeiros Militar

Encerrou hoje nesta sexta-feira, 15, por voltas das 17 horas, mais um curso especial para tripulação de embarcações de estado no serviço público – ETSP, que teve duração de uma semana, no período integral. A cerimônia de entrega das habilitações aos novos condutores e tripulantes aconteceu na Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins e contou com a presença do Capitão de Fragata Claudio Alberto Teixeira Ramos - Capitão dos Portos do Araguaia-Tocantins e do comandante geral do Corpo de bombeiros, coronel Reginaldo Leandro da Silva, representantes das entidades parceiras e realizadoras do curso e, ainda a presença do delegado geral de polícia civil Rossílio de Sousa Correia.

O curso especial teve a participação de trinta e um alunos, quinze bombeiros, três policiais militares e treze policiais civis, que, a partir de agora, estão habilitados e são considerados parceiros da segurança no lago, conforme afirmou o comandante Ramos, da Marinha.

O capitão Ramos destacou ainda que “a marinha do Brasil vê com muita importância a questão da integração das forças de segurança pública no tocante a navegação segura no lago, na salvaguarda das vidas humanas em rios e lagos e também na prevenção da poluição hídrica causada por embarcações. ”

Para o comandante geral do Corpo de bombeiros, coronel Leandro, “a Marinha do Brasil é vista pela corporação dos bombeiros como uma coirmã e uma grande parceira de todas as horas, seja nos momentos de socorro, de emergência no lago e principalmente no que tange a capacitação dos bombeiros como pilotos de embarcações. ”

ETSP

Os concluintes desse curso estão aptos para conduzir e tripular embarcações públicas de até 8 metros de comprimento e vem sendo aplicado em todos os cursos de formação de soldados bombeiros, no estado do Tocantins, desde de 2007.