Corpo de bombeiros busca parceria com FPTO para checkup anual de saúde

22/02/2019 - José Domingos Alves Filho - TC/Corpo de Bombeiros Militar

Com foco na saúde dos membros da corporação o comandante geral dos bombeiros coronel Reginaldo Leandro da Silva visitou hoje, 22, a Fundação Pró-Tocantins (FPTO), com a proposta de parceria entre Corpo de Bombeiros e FPTO que viabiliza checkup anual para os bombeiros. Acompanhado do tenente-coronel Luciano Nakano, coordenador de saúde, ambos foram recebidos pelo coronel Luiz Cláudio Gonçalves Benício, presidente da Fundação.

O checkup de saúde é uma necessidade de todo bombeiro, haja vista sua rotina e natureza de trabalho, rigorosos treinamentos físicos e testes de aptidão física semestrais, foram os argumentos levantados pelo coronel Leandro para sensibilizar a Fundação quanto a necessidade desse checkup, principalmente, de dois exames considerados fundamentais, eletrocardiograma e teste ergométrico. Atualmente esses exames são custeados pelos próprios membros, mas não é obrigada a realização.

O presidente da FPTO demonstrou interesse em analisar a proposta admitindo que os militares necessariamente precisam fazer exames de rotina para garantir uma qualidade de vida adequada ao que a profissão exige.

Checkup anual

Recomendado por todos os médicos para que seja feito por todos, são exames considerados essenciais para que seja avaliado o estado de saúde do paciente antes da presença de sintomas.

Fundação Pró-Tocantins

Foi criada no dia 13 de dezembro de 2010 para melhor atender as necessidades dos militares ativos e inativos do Estado do Tocantins, dos pensionistas, dos servidores civis contribuintes do FAM (Fundo de Assistência dos Militares Ativos e Inativos), de seus respectivos dependentes legais e da sociedade em geral. Tendo sido implantada em 24 de janeiro de 2013, quando os membros foram empossados e constituída em 15 de fevereiro de 2013.