Corpo de Bombeiros Militar realiza ciclo de palestras sobre saúde

12/04/2019 - Thaís Ramalho/Corpo de Bombeiros

Com o tema “Cuidando de quem cuida da gente” o ciclo de palestras da 1ª Semana da Saúde, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar em parceria com a Fundação Pró-Tocantins, foi aberto na tarde desta quinta-feira, 11, no auditório do Palácio Araguaia. Na oportunidade, o comandante geral dos Bombeiros, coronel Reginaldo Leandro da Silva frisou a importância do cuidado com a saúde e qualidade de vida dos militares.

As atividades da Semana da Saúde ocorrem desde o dia 1º e prosseguem até o dia 18 deste mês. Além do ciclo de palestras, a programação conta com a realização de exames de pressão arterial, cálculo do índice de Massa Corporal (IMC) e Glicemia. As atividades são realizadas em oito municípios do Estado do Tocantins: Araguatins, Araguaína, Colinas, Palmas/Taquaralto, Porto Nacional, Paraíso, Dianópolis e Gurupi, atendendo, dessa forma, nove unidades do Corpo de Bombeiros Militar.

Para o comandante é importante que todo o efetivo esteja com a saúde física e mental em dia para que o atendimento à sociedade seja feito com excelência. “Nós, bombeiros militares, temos que estar preocupados com a nossa saúde, estarmos bem fisicamente e mentalmente para atendermos com qualidade a população. Devido a isso, decidimos realizar a Semana da Saúde”, afirmou.

O coronel Reginaldo ressaltou, ainda, a intenção dos militares realizarem exames antes do Teste de Aptidão Física (TAF). “Queremos progredir e adotar um calendário anual de check up, a ser realizado no mês de aniversário de cada militar, e exames cardíacos pré-TAF, para que algumas doenças não os peguem de surpresa. Precisamos estar preocupados com a nossa saúde e com a nossa tropa de uma forma geral”, disse.

De acordo com o coordenador de Saúde e Assistência Social, tenente-coronel Luciano Nakano, a 1ª Semana da Saúde reflete no cuidado e preocupação com a qualidade de vida dos Bombeiros. “São exames simples de serem realizados, mas que podem identificar, prematuramente, algum problema. Então é importante de todos aproveitem essa oportunidade”, explicou.

Segundo o 3º sargento Wdson Taylor, que participa desde o início do cronograma de atividades, o evento é uma forma de valorização da tropa. “Acho interessante essa preocupação que estão tendo com a saúde dos bombeiros militares, nos sentimos valorizados por estarmos envolvidos em eventos como esse”, frisou.

Palestras

Na tarde desta quinta-feira, o primeiro ciclo de palestras será voltado para os homens, envolvendo o tema Saúde e Nutrição. Já nesta sexta-feira, 12, a programação segue a partir das 8 horas, com palestras voltadas para as mulheres.