Notícias

É hoje. Mais de 1100 atletas vão participar da Corrida do Fogo

29/06/2019 - Luiz Henrique Machado

Será neste sábado, 29, às 19h, a 14ª edição da Corrida do Fogo. O evento é uma promoção do Corpo de Bombeiros Militar e já se tornou uma das mais tradicionais competições no calendário esportivo do Tocantins. A prova disso é a rapidez como as inscrições se esgotaram. São 1.100 atletas inscritos.

Da mesma forma como a corrida foi rápida em fechar as vagas, o Corpo de Bombeiros também mostrou sua capacidade e compromisso ao montar a estrutura completa do evento ainda na sexta-feira, 28. O estacionamento da instituição, na LO-09 (Antiga pista do Aeroporto), concentra as tendas onde as assessorias esportivas e outros parceiros vão instalar seus espaços para receber atletas e convidados.

“Nós temos muito a agradecer às assessorias esportivas, que estão vindo para a nossa corrida com um grande número de atletas. E isso é muito enriquecedor não só para a competição, mas a vida esportiva de Palmas. O ganho disso é para todos”, disse o tenente-coronel Cleber José Borges Sobrinho, consultor da prova.

Será no estacionamento, também, o ponto de saída e chegada da corrida dos atletas. Nesta prova o Corpo de Bombeiros Militar dividiu o percurso em 5km e 10km, possibilitando que todos os interessados pudessem se inscrever conforme seus perfis. “Já é tradicional também a definição desses dois percursos. E cada um deles é muito bem disputado. Os atletas vem para melhoras suas marcas. Mais ainda, eles melhoram também a própria saúde e ajudam Palmas a estar num patamar diferenciado entre as demais capitais, sendo uma das que têm a maior quantidade de pessoas preocupadas com a qualidade de vida”, completou o tenente-coronel.

Todo o percurso vai ser nas proximidades do Corpo de Bombeiros Militar. Os atletas saem em direção à Havan, contornam na primeira rotatória e voltam até à rotatória da NS-05, e descem em direção ao 1º Batalhão de Polícia Militar. Ao contornar a rotatória, os corredores sobem de volta pela mesma avenida, cruzando a LO-09, chegando até a LO-11. Assim, retornam para o batalhão dos bombeiros e cumprem o trecho de cinco quilômetros. Quem corre os 10k, faz duas vezes o mesmo circuito.

Os participantes inscritos vem de várias regiões do estado, contudo, a maioria é de Palmas. O certo mesmo, é que a competição será uma grande festa e que também celebra a programação das comemorações do Dia Nacional dos Bombeiros Militares, em 02 de julho.

Premiação

Haverá premiação os campeões gerais das categorias masculino e feminino nos 10k - 1º lugar, 500,00; 2º 300,00; 3º 200,00; 4º 150,00 e 5º 100,00. Também vai ter prêmio em dinheiro para os atletas-bombeiros. No feminino 5k – 1º lugar 300,00; 2º 200,00 e 3º 100,00.

Os bombeiros masculinos que correrão os 5k e 10k serão premiados com os mesmos valores, sendo 1º lugar com 300,00, 2º 200,00 e 3º 100,00.

Na Categoria Especial, os bombeiros militares inscritos vão correr equipados, na prova dos 5k.