Veículos de combate a incêndio são entregues para o Corpo de Bombeiros Militar

09/08/2019 - Luiz Henrique Machado

A partir desta quinta-feira, 08, o Corpo de bombeiros Militar passa a contar com três novas viaturas de combate a incêndio. Os chamados Auto Bomba Tanque Florestal (ABTFs), são veículos importados da Itália, robustos, de grande capacidade de trabalho e foram adquiridos pelo Governo do Tocantins, por meio de financiamento junto ao Banco do Brasil. Cada um custou ao estado cerca de R$ 1,6 milhão.

A entrega oficial foi feita pelo governador Mauro Carlesse ao coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante do Corpo de Bombeiros Militar. A cerimônia foi de manhã, no Palácio Araguaia. Além dos três caminhões ABTFs, houve também a entrega de mais três camionetes traçadas, alguns equipamentos e uma grande quantidade de acessórios para uso no dia a dia dos bombeiros militares.

“Estamos investindo em equipamentos e tecnologia. E isso é pra ajudar a diminuir os incêndios florestais e as queimadas ilegais. A gente tem combatido e preservado o meio ambiente”, afirmou o governador Mauro Carlesse, ao conhecer a nova frota e também os equipamentos entregues.

Com os três novos caminhões, o CBM do Tocantins passa a contar com oito viaturas do tipo, um ganho importante para a estrutura de combate a incêndios Florestais. Eles vão atender a região de Palmas e o Distrito de Taquaruçu, o Parque Estadual do Jalapão e a cidade de Gurupi.

“Nosso estado é acometido, ano após ano, por grande quantidade de queimadas, e esses veículos vem a somar com as condições e assim daremos resposta ainda mais eficiente no combate ao fogo”, destacou o coronel Leandro.

Para o comandante, as camionetes, os equipamentos e os demais acessórios somam de forma importante para as ações dos bombeiros militares. “É mais fácil para o bombeiro militar trabalhar quando está bem equipado, e graças a Deus o governo do Tocantins está nos presenteando com equipamento de última geração para fazer frente às demandas de queimadas existentes”, completou.

Italiano

Construído para combate a incêndio florestal, o ABTF tem tração 4x4 e conta com um tanque para três mil litros de água. Um dos principais diferenciais é sua capacidade de acessar terrenos hostis, com fogo, pois é dotado de um sistema em que ele mesmo lança água sobre sua estrutura. Seja por cima da cabine, em cima da carroceria ou mesmo por baixo, nas rodas e cabeamentos aparentes.

Além disso, o ABTF tem jato de grande pressão sobre a carroceria, que pode ser operado por um bombeiro, ou acionado da cabine, onde há espaço para seis pessoas sentadas.

Já as três camionetes, foram doadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), bem como um desencarcerador, uma bomba d´agua flutuante, e outros acessórios que seguem.
- 300 coturnos
- 02 maca sked-envelope