Receita Federal e Senar promovem curso de piloto de Drone e bombeiros militares participam

13/11/2020 - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Terminou na manhã desta sexta-feira, 13, em Palmas, o Curso de Piloto de Drone, realizado pela parceria entre Receita Federal do Brasil (Superintendência Regional Tocantins), Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As instruções tiveram início no dia 04, e 10 alunos participaram.

O uso de drone tem sido cada vez mais frequente entre os órgãos que atuam em fiscalização, monitoramento e segurança. E isso não é diferente no caso do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual, que, de forma intensa, realizam combates aos incêndios florestais e também monitoram as praias no período de julho, no Tocantins.

Com o uso desse equipamento, os órgãos buscam maior eficácia no planejamento das ações de combate, uma vez que a visualização dos fatos em andamento é instantânea e permite conhecer com amplitude, e de pontos estratégicos, a área em observação, voando em todas as direções e a uma distância de até mil metros do operador.

“Nas operações de combate a incêndio em vegetação, por exemplo, o drone pode ser utilizado para visualizar aceiros naturais, mananciais para captação de água, observar o sentido do deslocamento das chamas e outros focos de incêndio. Todas essas informações são valiosas para o planejamento e a execução do combate”, argumentou o major Antônio Luiz Soares da Silva, gerente de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, um dos participantes do curso.

No dia a dia, o Senar oportuniza conhecimento por meio do curso em que os alunos aprendem a fazer também o mapeamento de áreas agrícolas, de pastagens e florestais com uso do aparelho, modelo Phantom Advanced, um dos mais atuais do mercado.