Covid-19 - Novas cidades entram na lista da sanitização executada pela Defesa Civil Estadual

16/06/2020 - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Ao entrar na quinta semana de atuação, a Defesa Civil Estadual, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, já contabiliza a aplicação de 253 mil litros de produtos em 27 cidades em todas as regiões do Tocantins, na ação de sanitização determinada pelo governador Mauro Carlesse. O produto é a mistura de hipoclorito de sódio (12%) com água, para combater fungos, bactérias e vírus, nos locais aonde a covid-19 tem se apresentado com maior índice.

Quando iniciada, em 18 de maio, a sanitização contabilizava 21 municípios, mas o que se viu, até então, foi um revezamento na escala devido a oscilação dos casos de covid-19, conforme a região.

“O atendimento alcança uma média de 20 cidades por semana. A gente avalia o acumulado geral do município e também aqueles que estão tendo aumento de casos de covid-19 no momento”, explicou o tenente-coronel Erivaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil estadual.

Praia Norte é um exemplo do revezamento e está na lista das cidades contempladas com a sanitização pela segunda vez. Localizada no extremo norte do Tocantins, Praia Norte chegou a sair da escala da Defesa Civil, mas está novamente recebendo as aplicações, visto que o número de casos sofreu um novo aumento.

Outras cidades que entraram na lista depois do começo dos trabalhos são Goiatins, Itaguatins e Palmeiras do Tocantins, também na região norte. Já na via contrária estão Couto Magalhães, Cariri e Axixá, que deixaram a lista das cidades contempladas. “Saíram porque, ainda que tenham um acumulado grande, não há registros muito altos nas últimas semanas”, relatou o tenente-coronel.

A maioria esmagadora, contudo, permanece desde o começo com a sanitização diária, feita no período noturno, entre 18h e 01h da madrugada. O foco das aspersões são os locais de maior fluxo de pessoas, como Terminais Rodoviários, Feiras Livres, Agências Bancárias, Agências dos Correios, Unidades de Saúde, entre outros.

A lista

Segue a lista das cidades contempladas com o trabalho: Cariri, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Miracema, Palmas, Guaraí, Couto Magalhães, Colinas, Nova Olinda, Xambioá, Araguaína. Goiatins, Filadelfia e Wanderlãndia, Darcinópolis, Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Maurilândia, São Miguel, Itaguatins, Axixá, Augustinópolis, Sítio Novo, Praia Norte, Araguatins e Tocantinópolis.