PROJETO CINOTERAPIA

CINOTERAPIA (15).jpeg

A Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC) é uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico. Segundo J. Dotti autor do livro Terapia e Animais, os gregos criavam os cães como terapeutas auxiliares, pois acreditavam que eles tinham a capacidade de curar doenças.

A Cinoterapia começou no Brasil na década de 50, introduzida pela Pesquisadora e Psiquiatra Dr. Nise da Silveira, tratando os pacientes com esquizofrenia no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro. Hoje é realizada em vários Estados da Federação, onde são atendidas pessoas de todas as idades em hospitais, asilos, APAEs e outros.

Dentre os benefícios da Terapia Facilitada por Cães, estão:

• Desenvolvimento de sentimentos positivos;
  • Contato – troca de afeto;
  • Amor incondicional, sem julgamentos;
  • Prazer em rir e brincar com o animal;
  • Sensação de conforto e bem-estar;
  • Estímulo mental, físico e emocional.

No Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO) a TFC iniciou em outubro de 2017, com a assinatura dos termos de parceria com o Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital Infantil Público de Palmas (HIPP) e com o Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Os Hospitais receberão a visita dos cães para a cinoterapia e o CEULP/ULBRA por meio do Hospital Veterinário, cuidara das saúde dos cães do CBMTO.

O CBMTO e voluntários com seus cães, realizam uma visita semanal aos hospitais, onde acompanhados por equipes especialiadas de Psicólogos e Fisioterapeutas permanecem por um período de aproximadamente uma hora com pacientes selecionados pelos profissionais dos hospitais.

Para que a TFC tenha mais força e consiga atender mais pessoas, o Corpo de Bombeiros precisa de apoio de pessoas que possuam cães dóceis e que estejam dispostas a participar de visitas aos hospitais.

Se deseja ser parceiro deste lindo projeto ligue para (63) 3218-4718 e fale conosco (Cap. Danúbio).